Os Jogos da Fenae estão de volta em 2022



O ano de 2022 marcará o retorno do maior evento esportivo entre bancários do país: os Jogos da Fenae. A competição, que reúne sócios atletas de 27 APCEFs do Brasil, volta a ser realizada, após ter sido interrompida há dois anos, em razão da pandemia. Nesta edição, a novidade é a realização do evento em duas etapas: uma classificatória, que acontecerá em Brasília de 16 a 19 de junho, e outra final, prevista para o período de 12 a 15 de novembro, com local ainda a ser definido. Além do caráter competitivo, os Jogos da Fenae são uma oportunidade para colegas se reunirem e confraternizarem.

Em cada modalidade, os três melhores classificados recebem medalha e pontuam, o que ocorre até o oitavo lugar, contribuindo para a classificação final das associações da Caixa. O desafio das delegações será superar o desempenho do Distrito Federal, que ficou em primeiro lugar na última edição, em 2018. Se depender do preparo dos atletas da APCEF-PR, que já estão treinando, a briga pelo lugar mais alto do pódio será grande.

A próxima edição será a 14ª organizada pela Fenae. A primeira aconteceu em Belo Horizonte em 1987, depois em Natal (1989), Vitória (1991), Curitiba (1994) e Salvador (1998). Após um período de interrupção, o evento foi retomado em 2004, com realização em Belo Horizonte e, desde então, a cada dois anos: em 2006 (Blumenau), 2008 (Brasília), em 2010 (Fortaleza), 2012 (Vitória), 2014 (Goiânia), 2016 (Blumenau) e, por fim, em 2018, na cidade de São Paulo. A edição de 2020, que seria realizada em Brasília, teve que ser cancelada devido à pandemia.

A retomada dos Jogos da Fenae ocorrerá em 2022 com os protocolos de saúde exigidos. A dinâmica, no entanto, será diferente das edições anteriores. A primeira fase, em junho, terá a disputa das modalidades coletivas, basquete, futsal, futebol soçaite e vôlei, mais o tênis de campo e o vôlei de praia. As equipes que melhor se classificarem nesta fase seguem para a segunda, em novembro, e se juntam às competições das modalidades individuais, como xadrez, sinuca, canastra, damas, tênis de mesa, natação e atletismo. Inclusiva, a competição também terá provas para portadores de deficiência.