Incentivado desde a infância, vôlei do Paraná tem conquistas incríveis




Nas últimas quatro décadas, o Brasil se transformou em uma potência no vôlei. As equipes brasileiras estão classificadas entre as melhores do mundo por suas grandes conquistas em competições internacionais. Só em quadras olímpicas somam cinco títulos – em 1992, 2004 e 2016, com a seleção dos jogadores de ouro, e em 2008 e 2012, com o time feminino. Nomes, como Tande, técnico Bernardinho e Ana Moser, colaboraram para a popularização do esporte e inspiraram outros atletas.

O vôlei também ganhou espaço e conquistas com a marca APCEF-PR. A equipe masculina já foi campeã (2014) e vice-campeã três vezes (2012, 2016 e 2018) dos Jogos da Fenae. Quando levou o ouro, celebrou muito a campanha invicta, com seis vitórias em seis jogos e apenas dois sets perdidos em toda competição. Em 2016, as meninas do vôlei estrearam no pódio, desde o retorno dos Jogos em 2004, conquistando o terceiro lugar entre mais de 20 times participantes. A vibração foi total e estímulo às edições seguintes.

Para a preparação contínua, atletas dos times masculino e do feminino fazem treinos semanais na sede de Curitiba, com técnicos qualificados e em ginásios bem estruturados. Além dos Jogos da Fenae, disputam competições, como a da AVP (Associação de Voleibol do Paraná) e Jogos do Sul.

Como incentivo à prática, a modalidade é ensinada desde a infância. Crianças de 7 a 12 anos podem participar do minivôlei, no qual aprendem fundamentos da modalidade de forma lúdica. A galera teen, de 13 a 17 anos, também tem aulas na quadra. Para quem gosta apenas de praticar o esporte, há o vôlei recreação. Ao pessoal mais maduro, como os aposentados, estão disponíveis treinos na associação




Vôlei de praia também marca presença

Nas quadras de areia da sede de Curitiba, os associados podem praticar o vôlei de praia. Modalidade olímpica desde 1996 que já revelou grandes jogadores do país, a APCEF-PR tem bons exemplos e estrutura para inspirar os atletas paranaenses a chegar cada vez mais fortes nos Jogos da Fenae.

Entre os homens, as principais conquistas passam pelo trabalho de Elcio Silva, figura carimbada em vários Jogos, inclusive na quadra. A primeira medalha do vôlei em todas as categorias veio graças a ele e a Eduardo Baduy, que fizeram uma dupla combativa em 2008 e conquistaram o bronze, repetindo o feito em 2010. Elcio ainda ganharia outro bronze com Marco do Nascimento em 2016, substituindo André Rosário, que teve uma lesão no ombro. Mas o melhor resultado veio em 2018: Elcio, em dupla com Rosário, conquistou a prata.

No feminino, destaca-se a dupla Elisa Bittencourt e Josiane Caglioni, que em 2014, nos Jogos de Goiânia, ganhou o bronze, após vencer o Maranhão na disputa do terceiro lugar. Elisa, por sinal, é um grande nome da modalidade, pois disputou várias edições com diferentes parceiras e quase sempre brigando por medalhas.

Na APCEF-PR, os atletas têm a sua disposição quadras de areia, treinamentos e torneios locais realizados durante o ano. Assim, os associados podem esperar da delegação paranaense duplas femininas e masculinas muito competitivas e com chances de medalha nos Jogos.

Estamos selecionando atletas para nosso time e queremos conhecê-lo! Saiba mais