Na sinuca e na canastra, concentração e assumir riscos é essencial




Quando o assunto é sinuca e canastra nos Jogos da Fenae, os associados podem esperar empenho dos atletas que representam a delegação paranaense. Se para muitos esses jogos são apenas distrações entre amigos, na APCEF-PR eles se tornam esportes de expressivo nível técnico e competitividade, na busca de obter medalhas e boas posições no evento.

A sinuca é bastante popular no Brasil, onde é praticada em bares e espaços de lazer, com mesa especial, tacos e bolas de diferentes cores. Mais do que uma diversão de final de semana, no entanto, é um esporte com regras e disputas. Nos Jogos da Fenae, o Paraná tem lutado pelo ouro na modalidade com bastante força. O responsável pelo ótimo desempenho recente é Marcelo Adauri Coelho, que conquistou a prata em 2014 e 2018 e o bronze em 2016.

Na canastra, concentração é fundamental

Como todo jogo de carteado, a canastra exige concentração, inteligência e dose de risco. Por ser jogada em duplas, ela também necessita de entrosamento entre os jogadores, o que pode gerar boa pontuação e até mesmo lugar no pódio dos Jogos da Fenae.

A última medalha conquistada pelo Paraná na canastra foi em 2016. Edvaldo Sigaki e Nilson Freire saíram de Blumenau, onde aconteceram os Jogos, com o bronze no peito. O mesmo resultado quase ocorreu em 2018, na cidade de São Paulo, com a dupla Emília Silva e Lígia Maria, que terminou a competição em quarto lugar.

Para os Jogos de 2022, o objetivo da APCEF-PR é ter seu representante da sinuca no pódio novamente, de preferência no topo. Sócios e sócias empregados da Caixa (da ativa ou aposentados) que tem talento com as cartas serão bem-vindos a participar da delegação e conquistar medalhas na canastra.

 

Estamos selecionando atletas para nosso time e queremos conhecê-lo! Saiba mais