Na natação, Paraná é frequentador assíduo dos pódios



 

Quando Márcia de Souza foi a campeã dos 50 metros estilo golfinho da natação, nos Jogos da Fenae de 1994, realizados em Curitiba, os associados da época vibraram com o resultado. Nas edições seguintes, a torcida continuou comemorando o desempenho dos paranaenses, com vitórias, medalhas e vários pódios conquistados nas piscinas.

Durante esses anos de braçadas, a natação teve mudanças de estilos que culminaram nas seguintes provas: nado 50 metros livre, 50 metros peito, 50 metros costas, 50 metros borboleta e o revezamento 4x50 livre. As provas, tanto masculinas, quanto femininas, são divididas em master, para os atletas a partir de 40 anos, e absoluto, destinado aos competidores de 20 a 39 anos, mas que também aceita associados com mais de 40 e condição física para disputar a categoria.




Na história dos Jogos, vários nomes da natação brilharam representando o Paraná. Entre os destaques mais recentes, está Rubens Ferreira Luiz Júnior, que estreou conquistando três ouros nos Jogos de Fortaleza, em 2010, e depois repetiu o feito em 2012, na edição de Vitória. O desempenho manteve uma trajetória que teve, em edições anteriores, Renato Schreiber como o grande nadador dos paranaenses. O atleta se destacou, entre outras conquistas, pela medalha de ouro nos 50 metros nado livre em 2004, na cidade de Belo Horizonte, e por outro ouro no revezamento 4 x 50 m em 2012, tendo como colega de equipe o próprio Rubens Ferreira.

Com relação às mulheres, o desempenho das nadadoras paranaenses também chama a atenção. Rosemari Rodrigues, Elisiane Brito, Luciana Faria, Eneida de Oliveira e Tereza Fugivala, especialmente no revezamento 4 x 50 m, conquistaram, em diversas edições, medalhas de ouro, prata e bronze, com destaque para o bicampeonato conquistado em 2014 (Goiânia) e 2016 (Blumenau). Outra nadadora que contribuiu para o bom desempenho da equipe foi Janaína Meneghetti, bronze em 2012 no revezamento com Luciana Faria, Rosemari Rodrigues e Mariana Santos, além de outros dois bronzes. Em 2008, ela também foi terceiro lugar no nado borboleta e no peito.

Para obter uma boa preparação para os Jogos da Fenae, a APCEF-PR mantém parceria com diversas escolas de natação do estado, já que as sedes ainda não têm piscina olímpica.

Devido à pandemia, a equipe fez uma pausa na prática intensiva, mas está realizando uma reestruturação, abrindo espaço para sócios nadadores, incluindo os da categoria paraolímpica, mostrar sua capacidade na piscina e representar o Paraná na competição.

Estamos selecionando atletas para nosso time e queremos conhecê-lo! Saiba mais