Tênis de mesa: Paraná tem tradição na modalidade




Por muitos anos, Hugo Hoyama foi o grande destaque brasileiro do tênis de mesa, com participação olímpica e 15 medalhas em Jogos Pan-Americanos. Atualmente, quem faz bonito no cenário internacional é Hugo Calderano, que já participou de dois Jogos Olímpicos, ganhou quatro medalhas pan-americanas e é o quarto colocado do ranking mundial. Assim como o Brasil, a delegação paranaense pode dizer que, nos Jogos da Fenae, tem dois mesa-tenistas com uma trajetória bem-sucedida: Olides Millezi Júnior e Hevelin Cassa.

Nome recorrente nos Jogos, Olides conquistou sua primeira medalha de ouro em 2004, na edição de Belo Horizonte, e repetiu o topo do pódio em 2010, na cidade de Fortaleza. Entre as atletas paranaenses, Hevelin é inspiração: levou o ouro por duas edições seguidas, em 1991 e 1994 – esta última contribuindo para o título de campeão ao Paraná. No último evento antes da pandemia, em 2018, os atletas marcaram presença. Olides levou a prata, enquanto Hevelin, o bronze, após vários anos longe das competições. Como dupla mista, eles foram imbatíveis e levaram o ouro da modalidade, que estreou naquele ano.

Os dois atletas tem uma trajetória expressiva na competição. Mas ainda há espaço para novos talentos mesa-tenistas que queiram treinar e participar da delegação paranaense.

Estamos selecionando atletas para nosso time e queremos conhecê-lo! Saiba mais