No xadrez e nas damas, o desafio é buscar vaga entre os melhores




O xadrez voltou a virar moda. O sucesso da série “O Gambito da Rainha”, lançada em 2020, fez com que o interesse pelo jogo disparasse nos últimos meses, assim como a procura por sites de xadrez on-line. Por meio da APCEF-PR, os associados têm a chance de disputar partidas com enxadristas de outros estados e se destacar nos próximos Jogos da Fenae.

Na competição, o Paraná dispõe de momentos brilhantes no xadrez. O auge veio com Eros Lang, que conquistou duas vezes a medalha de ouro: a primeira em 1989, nos Jogos de Natal (RN), e a segunda anos depois, em 2014, na edição realizada em Goiânia (GO).

Nas damas, o desafio é ficar entre os três primeiros

Outro jogo de tabuleiro bastante tradicional no evento são as damas. Com diferenças de regras e tamanho de peças conforme o país em que são disputadas, a modalidade também tem sites em que se pode praticá-la virtualmente.

Para os paranaenses, o desafio é se classificar entre os três primeiros no evento, em uma prática que exige bastante concentração e estratégia por parte dos jogadores. Na última edição, em 2018, o pódio foi formado, nessa ordem, por Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte.

Em busca de novos talentos, a APCEF-PR abre espaço para o ingresso de sócios que são aficionados por xadrez e damas e desejam representar a entidade nos Jogos da Fenae.

 

Estamos selecionando atletas para nosso time e queremos conhecê-lo! Saiba mais